top of page

Laguna Humantay: como é e quanto gastei para conhecer esse paraíso

  • Gabi Hasselmann
  • 25 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

Quando decidi conhecer o Peru um dos lugares que mais queria visitar era a Laguna 69, que fica ao norte de Lima e é parada certa para muitos turistas que vem ao país. Como só ia ter dois dias na capital tive que abrir mão dessa experiencia, mas tudo mudou quando cheguei em Cusco e descobri sobre a Laguna Humantay, um lugar tão incrível quanto a Laguna 69, e que só era explorado turisticamente ha poucos anos. Claro que o local entrou na minha bucket list de Cusco e esperei ansiosamente até as minhas amigas brasileiras chegarem, no final de Janeiro, para irmos juntas.



Em Cusco você encontra muitas opções diferentes de como chegar ate lá, mas é sempre legal procurar alguém de confiança ou a indicação de amigos. No nosso caso, fechamos com a agência Viajes Fredy Llanos por um valor (todos os valores desse passeio estão no final do post) que incluía o transporte de ida e volta, o café da manhã e o almoço.

O passeio começou às 04:40 da manhã, horário em que a agência nos buscou no hostel. De Cusco, fomos até uma pequena cidade por um trajeto que levou 3 horas, e lá tomamos o café da manhã (alias, vale ressaltar que estava muito bom, com ovos, bebidas quentes, suco e frutas com iogurte). Depois, é hora de seguir estranha até a trilha da Laguna, o que levou mais ou menos uma hora por um caminho horrível, com estrada de terra e precipícios em toda parte.



Chegando ao pé da montanha você vai encontrar uma pequena vendinha, onde dá pra comprar água e snacks (mas é sempre bom sair do hostel preparado com esses itens, pois a caminhada não é das mais fáceis e, em alguns momentos, sal e açúcar podem fazer muita falta e de te dar um gás extra). É também nessa vendinha que ficam os burrinhos que podem ser alugados por quem não consegue fazer o caminho apé (uma maldade com os bichinhos né), e podem ser alugados por um valor entre 60 e 50 soles, e apenas para a subida. Escolhi ir caminhando, e com certeza me arrependi dessa escolha em vários momentos do passeio, principalmente quando minha amiga que tem asma passou toda feliz em cima do burrinho ahaha


Vale lembrar que a trilha começa à 3.800 metros de altitude e, quando chegamos lá, é ainda mais alto: 4.200 metros. Além disso, o caminho é todo subindo e não vale a pena querer fazê-lo rápido, o segredo é ir curtindo cada passo e parar sempre que sentir necessidade (no meu caso, foram umas 20 vezes haha). Depois de descansar por alguns minutos você vai conseguir continuar com todo o gás....por uns 10 passos.



Para chegar até a laguna é necessário andar por essa trilha durante 1 hora e meia / 2 horas. Conheci pessoas que fizeram em 1 hora, mas é raro e demanda MUITO preparo físico e costume com a altitude. Chegando na laguna eu me sentia um pouco enjoada e tonta, principalmente por causa da altura, então sentei por uns cinco minutos, babi água e comi um pouco de biscoito salgado, o que logo me deixou melhor. A visão da laguna esmeralda quando chegamos lá também me ajudou a esquecer o mal estar, é impossível não ficar encantada.


O passeio todo é feito em grupo (que, claro, se dispersa pelo caminho e cada um faz no seu tempo, mas a volta é junta), e por isso quem determina o quanto vamos ficar na Laguna é o guia.Isso é um pouco chato, mas faz parte da experiência. Eu, por exemplo, subi em 1 hora e 40 minutos e tive só 40 minutos na laguna, porque logo o guia já juntou todo mundo pra começar a descer.



Para descer também é bem cansativo, pois força mais a perna e o joelho, mas juro que vale a pena. Descemos em 1 hora mais ou menos, e quando chegamos lá embaixo já fomos direto pra van. Na cidade pequena onde tomamos café, fazemos mais uma parada para o almoço e voltamos para Cusco, chegando lá por volta de 18 horas, muito cansadas e felizes.


Esse com certeza é um passeio que vale a pena fazer no Peru, ainda mais levando em conta o preço total. Lembre que é sempre importante pesquisar pois o preço pode mudar bastante de uma agência para outra. A que fizemos foi ótima e tudo correu como foi combinado.




Gastos totais:

Pacote com transporte ida e volta, trilha até a lagoa, almoço e café da manhã: 80,00 soles



Espero que essas dicas tenham te ajudado! Se você também visitou a Lagunna Humantay conta pra gente no Insta @we3pin ou aqui nos comentários.





///////////////////

Comentários


        Conheça o WE3PIN

Somos três melhores amigas que decidiram deixar os trabalhos e país natal para embarcar em uma viagem que começa no Peru e segue para a Europa. Nessa aventura buscamos formas mais baratas de hospedagem enquanto descobrimos novas culturas e as diferentes experiencias de mulheres viajando sozinhas. 

Já segue a gente?
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 Posts recentes: 
 TAGS: 
Posts relacionados:
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
  • YouTube - Black Circle
bottom of page