Algumas dicas importantes sobre alugar um carro na Irlanda
- Bruna Duque
- 6 de set. de 2018
- 4 min de leitura
A Irlanda é um país relativamente pequeno, comparado ao Brasil, e você consegue facilmente cruzar seu território de norte a sul, ou leste a oeste, de carro. Além de não ser necessária carteira de motorista internacional para dirigir aqui, as vias estão em ótimas condições - até nas estradas mais estreitas, tudo é sinalizado e asfaltado. O que só torna ainda mais atrativa a ideia de alugar um carro e desbravar as terras irlandesas.
Antes de correr para a seguradora de carros e começar a planejar sua road trip, temos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração antes de embarcar nessa aventura. O primeiro é que aqui os carros andam em mão inglesa, ou seja, você dirige do lado direito. Isso faz com que seja muito importante o motorista da vez se sentir seguro e minimamente confortável ao topar essa experiência, como foi o meu caso. O segundo ponto é a sua idade, afinal, menores de 25 anos precisam pagar uma taxa extra de seguro, o que consequentemente deixa o valor final bem mais alto. Para os mais velhos de 25 anos, é preciso ter no minimo 6 anos de carteira de motorista para se livrar dessa taxa extra.

Dito isso, a primeira coisa que fizemos foi pesquisar na internet em sites de agencias de carro os preços por dia. É claro que procuramos o carro mais barato e com seguro. Obvio que quanto antes você reservar, mais barata a diária fica. Como resolvemos alugar o carro só no dia, acabamos pagando mais caro, por isso é sempre bom se planejar e fazer tudo com antecedência.
Entramos no site da Rental Cars, bem popular aqui na Europa, e entre todas as empresas a mais barato foi a Sixt. É importante saber também que nem todas as empresas aceitam alugar carros para menos de 25, felizmente a Sixt aceita cobrando uma taxinha a mais. Mesmo resolvendo no dia, fizemos a reserva pelo site da Rental Cars e seguimos direito para a base deles, que fica no aeroporto de Dublin, junto com todas as outras . Nosso plano era pegar o carro na quinta de manhã e devolver sexta à noite.

Chegamos lá, entregamos o número da reserva feita pela internet, eles pediram meus documentos (CNH, passaporte e cartão de crédito). No meu caso eu não tinha cartão de crédito, e ele precisa estar no nome do motorista. Só que tivemos sorte com a atendente e com o gerente, que nos ajudaram e usaram meu cartão de débito, onde eles retem um valor caução para eventuais multas ou coisas que o seguro não cubra, como por exemplo arranhões, amassados na lataria do carro, etc.
É claro que o valor que fechamos no site não tinham todas as taxas da agência, então vá preparado para isso, porque o valor subiu praticamente 150 euros, no nosso caso. Por incrível que pareça a única taxa que não é cobrada, diferente do Brasil, é a taxa de limpeza. Eles te entregam o carro limpinho, mas não é necessário fazer a limpeza antes de devolver, pelo menos alguma coisa ! Já a gasolina varia de agência pra agência. No nosso caso já pagamos o valor do tanque cheio, então na volta não foi preciso se preocupar com isso.
Resumindo, se você é maior de 25, tem cartão de crédito no seu nome, e não tem medo de dirigir do lado direito, vai ser bem tranquilo, burocracias normais. Mas se você for menor e não tiver o cartão de crédito, fica tranquilo, vai ser mais caro, um pouco mais burocrático, mas você vai conseguir ! Não é barato comparado a outros lugares da Europa, mas como já falei antes, com antecedência você pode economizar.

Nesses dois dias que alugamos carro fomos para os extremos oeste e norte da ilha. Além de serem bem sinalizadas, nas estradas passamos por alguns pedágios, que variavam entre 2 a 4 euros. É importante viajar com moedas, já que não existem pessoas nas cabines como no Brasil - é uma máquina que aceita cartão de débito ou moedas. Exceto por um pedágio, que foi a coisa mais estranha e que nunca tínhamos visto isso na vida: existe uma via chamada M50, que você passa quando está indo para a Irlanda do Norte, e existe um pedágio online nessa via. Ou seja, não existem cabines ou barreiras. O sistema registra sua passagem fotografando a placa do carro, com câmeras instaladas na rodovia, e você tem que pagar o seu pedágio antes das 20 horas do próximo dia, online (https://www.eflow.ie/), em estabelecimentos marcados como Payzone ou através de LoCall 1890 501050. A gente ligou no meio de estrada só pra garantir, e foi tudo certo e bem rápido.
Valeu muito a experiência de alugar um carro aqui. Além de boas as estradas são lindas, você consegue visitar várias cidadezinhas pelo caminho, e parar pra várias fotos incríveis no caminho. Dirigir do lado direito é mais assustador do que parece. Pegamos um carro manual e o mais dificil de acostumar é passar a marcha com a mão esquerda, mas nada que depois de uns minutos você ja não esteja mais familiarizada. Uma dica que eu recebi e que foi super útil é que a linha da estrada ou da rodovia tem que estar no seu braço direito. Se ela tiver fica tranquilo que você esta na mão certa.

Valores: (todos os valores são para duas diárias)
Diárias carro: 104,66 euros
Danos de colisão: 28,20
*Taxa por ser menor de 25: 66,92 euros
Proteção na estrada: 8,82 euros
Proteção de acidentes pessoais: 12,34 euros
Cobertura de pneus e janelas: 12,34 euros
Gasolina pré paga/ tanque cheio: 61,09 euros
*Por usar o cartão de débito ao invés de crédito: 31,50 euros
Total para duas diárias: 325,91 euros
Comments