Glendalough: um bate volta a esse lago lindo que parece cenário de filme
- Gabi Hasselmann
- 12 de jul. de 2018
- 5 min de leitura
Chegamos em Dublin há dois meses e meio e, agora que estamos mais adaptadas aqui, a nossa ideia é começar a viajar cada vez mais para fora da cidade, descobrindo o máximo de cantinhos e lugares fofos nos arredores. Sempre temos uma "listinha" do que queremos ver em cada lugar, e então esse fim de semana resolvemos riscar mais um tópico dela e conhecer um pouquinho do condado de Wicklow, que fica há pouco mais de 1 hora de ônibus. As paisagens incríveis do Parque Nacional já foram cenários para muitos filmes, inclusive P.S. Eu te amo (um dos nossos favoritos!).
Aproveitamos um domingo ensolarado (não tão comum por aqui hehe) e fizemos um bate e volta ao Wicklow Mountains National Park, para conhecer o lago Glendalough. Além de estarmos apaixonadas, já queremos voltar para mergulhar e conhecer mais do lugar! E se você também quiser conhecer esse destino, todas as dicas estão aqui:
Como chegar: o que planejamos x realidade
Passamos a última semana de olho na previsão do tempo, torcendo para o clima estar bom no domingo. Pesquisamos como chegar e em todos os sites a dica era a mesma: alugar um carro e aproveitar o dia passeando pelo parque de Wicklow; que além de ser bem grande, não conta com muitas opções de transporte público até lá. Começamos a pesquisar preços de aluguel de carro, e fechamos a conta de 40 euros por pessoa seriam suficientes tanto pro aluguel, como para a gasolina. Fomos dormir no sábado com tudo meio preparado para acordar bem cedo no dia seguinte e ir até o aeroporto, onde as locadoras de carro ficam.
Logo de cara vimos que não ia ser tão fácil: como era um domingo de sol, quase todos os carros já tinham sido alugados por pessoas com os mesmos planos que a gente. Outro problema era nossa idade: como somos todas menores de 25 anos é cobrada uma taxa ao aluguel, uma espécie de seguro por sermos motoristas novatas. Com tudo isso, nosso passeio sairia muito mais caro do que o planejado (18 euros + a gasolina da volta) SE a gente conseguisse realmente um carro - o que não parecia muito possível àquela altura.
Decidimos desistir do plano inicial e procurar um trem saindo de Dublin para qualquer cidade ali por perto - nosso dia não seria desperdiçado!! No meio do caminho a Bruna achou um blog na internet falando sobre um ônibus que sai do centro de Dublin e vai até o parque nacional de Wicklow, com só dois horários - um de ida e outro de volta - e saindo dali há 1 hora. Fomos até o local indicado pelo blog e vimos que algumas pessoas já esperavam ali, e às 11:30 a.m os ônibus começaram a chegar. Não sabemos exatamente quanto foram, mas cerca de três ou quatro ônibus executivos chegaram e foram lotados, e então todos partimos para o Wicklow National Park.

Onde pegar o ônibus de Dublin para Wicklow?
Ele sai todos os dias às 11:30 a.m da calçada do Stephen's Greens (o parque mais famoso de Dublin), em frente ao Starbucks. Só jogar "Stephen's Green North" no Google maps. Endereço: 20-22 St Stephen's Green, Dublin 2, D02 HW54
Quanto custou o transporte até lá e como comprar?
O ônibus custa 10 euros por percurso, e você pode comprar os dois juntos ou ida e volta separados. Os tickets só podem ser comprados na hora, direto com o motorista.
Como voltar de Wicklow para Dublin?
O segundo horário do ônibus que pegamos é 17:30, saindo do portão do Wicklow National Park, do mesmo jeito da ida, vários ônibus chegam ao mesmo tempo para pegar todos os passageiros lá esperando. O legal é se programar para estar de volta à entrada do parque na hora marcada.
Glendalough Lake

Definitivamente esse lago merece entrar na sua lista do que ver quando estiver na Irlanda. Sendo uma das principais atrações do parque nacional, ele fica há cerca de 25 minutos de caminhada do portão de entrada, uma trilha leve e gostosa no meio da mata. No verão, suas águas viram uma atração entre os irlandeses, que aproveitam o lugar quase como uma praia. Pena que a gente só descobriu isso quando chegou lá e não levamos nenhum biquini, pelo menos é mais um motivo pra voltar logo :)

Chegamos no lago por volta de 13:00 e encontramos famílias, crianças e jovens espalhados ao seu redor. Apesar de bastante gente, o local é grande então não fica incômodo e cada um pode curtir o dia de calor do seu jeito. Passamos a tarde aproveitando o sol e admirando aquele lugar sem acreditar que ele realmente existe.
Também preparamos vários lanches para levar antes de sair de casa, uma boa dica para diminuir os gastos durante passeios. No Wicklow Nation Park não existem lanchonetes ou restaurantes, então levar sua própria comida é muito importante. Por volta das 16:30 deixamos o lago e fomos caminhando com calma, tentando perceber ao máximo os detalhes daquele lugar incrível, até a entrada do parque (de onde sai o ônibus de volta).
O que fazer no Parque Nacional de Wicklow?

Apesar de ser conhecido como cenário de filmes famosos e estarmos no meio do verão, o parque nacional não estava cheio. O lugar é tão grande que mesmo em um domingo de muito movimento, ainda sobra espaço de pra todo mundo! Além do Lago Glendalough, caminhadas leves, trilhas mais difíceis e passeios de carro pelas estradas em meio as montanhas, são as maneiras mais populares de explorar e desfrutar ao máximo esse lugar lindo!
De outubro a abril, durante as estações mais frias, o parque abre apenas aos fins de semana. Já durante o verão, entre os meses de maio e setembro, e também na temporada de férias de inverno (durante as festas de fim de ano) o parque fica aberto todos os dias, 24 horas.
Outra coisa que queremos fazer por lá é acampar. Dentro do parque é permitido acampar em apenas alguns lugares mais remotos, sendo necessário fazer trilhas mais pesadas de no mínimo 3 horas para chegar, e também seguir as regras estabelecidas pela segurança do local. Porém, também é possível acampar de uma maneira mais light: ao redor do parque existem áreas para camping recomendadas pelo próprio parque. Clica aqui pra conferir! :)
Passamos uma tarde delícia em Wicklow e queremos voltar logo pra conhecer um pouquinho mais desse paraíso. Você consegue fazer como a gente e ir em um bate-volta, ou programar pra passar uns dias por lá, aproveitando mais a natureza e a paz do lugar. Ah, e leva um biquíni pra não passar vontade como a gente! ;)
Commentaires