top of page

Viajar sozinha também é uma forma de se empoderar

  • Juliana Hansen
  • 9 de mai. de 2018
  • 5 min de leitura

Quem não fica com medo antes de uma viagem sozinha? Em 2016 eu fui pela primeira vez pra fora do Brasil sem meus pais, só com a Bruna. Nas semanas antes da viagem eu nem consegui dormir, ficava ansiosa e, ao mesmo tempo, morrendo de medo de algo acontecer com nós duas lá, desamparadas. No final das contas essa viagem foi tão especial que mudou nossas vidas pra sempre e, depois dela, decidimos criar o We3pin e começar a planejar uma viagem ainda maior. Quando voltamos a sensação que eu tinha era de ter ganhado o melhor premio do mundo: o controle da minha liberdade. Sem querer parecer clichê, foi tipo aprender a voar pela primeira vez. Depois disso eu percebi que queria viver mais e mais disso, queria sentir aquele poder todo de estar desbravando um lugar novo e me jogando.

Nem sempre é fácil viajar sozinha, mas eu garanto que vale a pena

Infelizmente somos criadas pra ter medo de tudo e, em muitos pontos, temos razão de nos sentir assim. Mesmo em 2018 mulheres ainda passam por muitas situações chatas (pra dizer o minimo), e acabamos criando a ideia de que precisamos de outras pessoas - nossos amigos, namorados, familiares - por perto para estarmos seguras. Se jogando no mundo você vai se ver, sim, mais desprotegida, mas ao mesmo tempo vai quase morrer de orgulho toda vez que conseguir vencer mais um obstáculo. Não vai ter plateia pra te aplaudir em cada vitória, em compensação você vai aprender a vibrar por você mesma em cada pequena conquista, vai se descobrir alguém que nem sabia que podia ser. O que eu mais sinto viajando é força, e sempre que consigo fazer algo que tinha me proposto (coisas simples, como passar 4 dias em Amsterdam, ou enfrentar um voô de 12 horas mesmo odiando), eu percebo como as vezes me dou pouco crédito, como pode valer a pena confiar mais em mim.

Falando de feminismo, da mulher ganhando cada vez mais espaço, eu acredito de verdade que viajar sozinha (ou com suas amigas), é uma das melhores formas de se empoderar. Então, se joga! E olha, não precisa ir muito longe não, uma viagem pra praia mais próxima da sua casa, um final de semana acampando, qualquer experiência que seja única e nova, que te dê aquele frio na barriga e depois te faça nostálgica vale a pena. Promete que vai tentar? Mas eu já aviso que é viciante demais!

Situações bostas vão acontecer em todos os lugares do mundo

Logo que chegamos na Bélgica passamos por uma situação muito chata, e de cara vimos que assédio e homem sem noção existem em todos os lugares. No centro de Bruxelas entramos em uma galeria pra comprar umas coisas que ficaram faltando na mala, tipo luvas e guarda-chuva. Paramos em uma das lojas e o atendente veio falar com a Bruna, perguntando da onde ela era. Depois de ouvir a resposta "Brasil", ele perguntou se não parecia brasileiro, e ela respondeu que não. Sabe qual foi a resposta? "Você não topa dormir comigo mesmo assim?". Que belo tapa na cara levamos. A gente lá pensando que tinha chegado ao primeiro mundo e escuta uma bosta ultrapassada dessas. Não é fácil.

Também na Bélgica, a gente se sentiu bem puta da vida quando, em menos de dez minutos, cinco carros passaram buzinando e gritando gracinha em alguma língua pra gente. Estávamos só as três andando por uma rua mais deserta no centro da cidade, a gente ia de um ponto turístico ao outro e o google maps indicou aquele caminho, que por causa do final de semana estava mais vazio. Claro que ficamos meio inseguras, em dúvida se a gente seguia por ali ou dava meia volta. Que mundo é esse em que a gente nem pode chegar ao nosso destino em paz? Como algum homem acha que vai conquistar uma mulher buzinando e gritando pra ela? Jamais vou entender!

Algumas formas de viajar sozinha e não se sentir solitária

Eu entendo muito que várias meninas se sintam aflitas sobre viajar sozinhas principalmente pelo medo de se sentir solitária. É normal ficar um pouco mais isolada quando você chega em um lugar totalmente novo, mas pra evitar isso existem outras formas de viajar também. Separei algumas que consegui lembrar e espero que te inspire de alguma forma:

- Trocar trabalho por hospedagem em um hostel

Se você fizer como a Gabi, que foi trabalhar em um hostel no Peru, trocando esse job por hospedagem e alimentação, já vai chegar ao seu destino conhecendo uma galera. Como você vai fazer parte do staff do albergue, na maioria dos casos tem um quarto pra dividir com seus outros colegas de trabalho e, além disso, é muito comum que viajantes acabem virando grandes amigos em situações como essa. Nesse intercâmbio a Gabi conheceu gente do mundo inteiro e mantem contato até hoje, além de ter vivido uma das melhores experiencias da sua vida. As dicas pra fazer isso também estão nesse post aqui.

- Fazer um intercâmbio para estudar

É sempre mais fácil fazer amigos e conhecer pessoas quando você está estudando, então pra quem tem medo de se sentir sozinha uma boa opção é fazer uma poupança e bancar um intercâmbio de estudo. Vale tanto fazer um período da sua faculdade em uma instituição internacional (a maioria das universidades oferece isso), ou se matricular em um curso de línguas. Fechar esse esquema com uma agencia também pode ser vantajoso já que eles costumam fazer eventos de boas vindas para os intercambistas se conhecerem. Aqui na Irlanda rolou isso e conhecemos várias pessoas logo nas primeiras semanas.

- Viajar com uma excursão

Hoje em dia existem muitas agências de viagem que oferecem pacotes de viagem para um grupo, normalmente os passeios já são pré selecionados e você já embarca sabendo o roteiro certinho do que fazer por dia. Esse é um ótimo jeito de conhecer um lugar novo e, de quebra, fazer também novas amizades.

- Chama suas melhores amigas e faz uma girl power trip

Se suas amigas forem tão aventureiras como as minhas, combina com elas de fazer um planejamento, guardar dinheiro mensalmente durante um tempo e fazer uma viagem sozinhas. Foi isso que eu e a Bruna fizemos em 2016 antes de ir para o Peru, e essa foi a melhor experiência de todas!! Além disso, fica tudo mais divertido quando suas melhores amigas tão juntas, e o mais legal é que acabamos incentivando uma a outra pra enfrentar seus medos e aproveitar.

Espero ter conseguido te inspirar um pouquinho a se jogar nesse mundo também. Se quiser falar mais sobre isso é só mandar mensagem lá no insta do @we3pin.

Nos vemos na estrada?

Comments


        Conheça o WE3PIN

Somos três melhores amigas que decidiram deixar os trabalhos e país natal para embarcar em uma viagem que começa no Peru e segue para a Europa. Nessa aventura buscamos formas mais baratas de hospedagem enquanto descobrimos novas culturas e as diferentes experiencias de mulheres viajando sozinhas. 

Já segue a gente?
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 Posts recentes: 
 TAGS: 
Posts relacionados:
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
  • YouTube - Black Circle
bottom of page