Machu Picchu de van: como chegar a cidadela por um preço mais em conta
- Gabriela Hasselmann
- 10 de mai. de 2018
- 3 min de leitura

Apesar de o meio de transporte mais citado e usado para chegar à Machu Picchu ser o trem, existe uma opção mais econômica pra você conhecer essa cidade mágica: de van. Se você está buscando uma maneira low cost ou uma opção mais aventureira para chegar a esse legado inca, essa pode ser a melhor escolha pra você pois, além de mais barato, é necessário fazer um trekking de um pouco mais de 2 horas para chegar ao pueblo. Aqui eu vou contar todos os detalhes pra você ver se essa opção pode se encaixar no seu roteiro! :)
Duração do percurso:
As vans em direção a hidrelétrica saem de Cusco em torno das 7 da manhã, e esse percurso demora aproximadamente 7 horas; que inclui 2 paradas pelo caminho. Uma dica é que os lugares para comer nessas paradas são um pouco caros, então se você tiver na vibe de economizar, vale levar snacks na mochila pra não gastar tanto! Já na hidrelétrica, é necessário fazer um trekking para chegar até o centro da cidade de Águas Calientes (também chamada de Machu Picchu Pueblo, por estar aos pés dessas ruínas mágicas), que dura um pouco mais de duas horas. Assim, o trajeto todo acaba levando umas 10 horas; e, então, o aconselhável é chegar no pueblo e descansar para no outro dia aproveitar bastante essa experiência.

Como comprar?
Se tem uma coisa que não falta em Cusco é agência de turismo (principalmente em torno da Plaza de Armas), e a maioria delas oferece essa opção “Machu Picchu by van”. Na agência, você deixa tudo agendado e combina o ponto de encontro para saída da van (geralmente é na própria agência, mas algumas delas te buscam no local onde você ta hospedado).
O conselho é entrar em algumas das agências e comparar preço, escolhendo o melhor custo benefício para você. Eu posso indicar a agência de turismo que fica no Milhouse Hostel, eles são super atenciosos e nunca tive problema nenhum com eles, o único ponto é que ela costuma ser um pouco mais cara que as outras agências (pra mim valia a pena porque eu tinha desconto por trabalhar no hostel, então ficava mais barato do que em outros lugares).
Dica:
Um ponto importante sobre optar pela van é que, se você quiser fazer tudo com calma, o conselho é encaixar 2 noites em Águas Calientes no seu roteiro, para aproveitar ao máximo o seu tempo dentro das ruínas. Isso porque as vans de volta para Cusco saem por volta de 14:00 de Águas Calientes. Ou seja, para estar no centro de Águas Calientes nesse horário, você tem que sair de Machu Picchu na correria para chegar a tempo de pegar a van, o que pode afetar a sua visita à esse lugar tão cheio de boas energias. O conselho então é dormir a segunda noite em Águas Calientes, para descer das ruínas com calma e ainda conhecer o centrinho desse pueblo fofo, que é super pequeno, cheio de restaurantes bons e feirinhas de artesanato (amo).Assim, no dia seguinte você enfrenta as 7 horas de van de volta pra Cusco, que é bem cansativo por ser uma estrada sinuosa e sem muita estrutura. No final, quem opta pela van acaba precisando de três dias pra ir e voltar de Machu Picchu. Se tempo não é problema e você curte uma vibe mais aventureira, essa pode ser uma opção pra você (as opções mais tradicionais a gente contou nesse post) - e seu bolso ainda agradece! :)

Comentarios