Boleto turístico para as ruínas incas: vale a pena?
- Gabriela Hasselmann
- 20 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
Como vocês sabem, eu (Gabi) fiquei no Peru por quase 3 meses trabalhando em um hostel e, nesse tempo, quis conhecer o máximo de lugares possível nos arredores de Cusco. O Milhouse (onde trabalhei), tem uma agência de turismo e, então, assim que cheguei, fui lá pra ver qual era a melhor forma de conhecer todos os lugares que eu tinha vontade, checar preço, transporte pra ir e voltar, melhores datas, o que valia mais a pena etc; e nessa eu descobri o boleto turístico, que é uma bilhete (que pode ser parcial ou total) que te permite entrar em várias das principais ruínas por um preço menor. Aqui nesse post vou explicar tudo sobre os dois tipos do boleto pra você descobrir qual se encaixa melhor no seu roteiro!
Primeiro de tudo: sim, o boleto vale a pena. Existem dois tipos: o parcial e o total; e escolher entre um e outro depende do tempo que você vai ter em Cusco pra passear.
O que inclui?
Para quem vai passar pouco tempo e quer conhecer as principais ruínas além de Machu Picchu, o boleto parcial é a melhor opção: custa 70 soles e inclui a entrada aos 4 parques arqueológicos do Vale Sagrado: Ollantaytambo, Pisac, Chinchero y Moray (Maras não está incluído e, caso você queira conhecer as Salineras, você deve comprar o ticket na entrada do parque, e ele custa 10 soles). Apesar de ficar um pouco corrido, é possível conhecer todos esses parques em um só dia e, pra você conseguir ver tudo, a dica é: ao comprar o boleto, já fechar o tour para o dia inteiro com a agência (que custa 90 soles e, além do transporte, inclui também o almoço), pois, apesar de estarem “próximas”, é necessário transporte para ir de uma cidade a outra e, se você for fazer tudo por conta própria, vai acabar perdendo tempo e deixando de visitar um desses 4 lugares incríveis.
Para quem está indo com mais tempo e quer conhecer o máximo de coisa possível, a dica é comprar o boleto total: ele custa 130 soles e possui entrada para 14 lugares - além do Vale Sagrado, há também o ticket para:
seis ruínas que ficam em Cusco: Sacsayhuaman, Q’enco, Tambomachay, Puka Pukara, Tipon e Pikillaqta;
três museus: Histórico Regional, Municipal de Arte Contemporânea e Sítio de Qorikancha;
monumento Pachacuteq.
Uma informação importante é que esse boleto tem validade por 10 dias corridos (quando você compra, ele vem carimbado com a data que você comprou e até quando ele é válido) e, por isso, é necessário se organizar um pouco pra não deixar de conhecer nenhum desses pontos. Ah, e outra coisa importante é que o transporte não está incluído no preço. Como você tem 10 dias para conhecer todos os lugares do boleto e você pode programar o roteiro da melhor forma pra você, a dica é pedir um mapa na agência marcando os lugares onde é possível pegar van/ônibus (em todos você consegue chegar caminhando, pois são nos arredores da Plaza de Armas de Cusco) para cada um dos destinos. Geralmente os transportes para esses lugares são vans (que saem mais ou menos de 15 em 15 minutos, ou de acordo com a lotação do veículo) e custam até 10 soles pra ir e 10 pra voltar (esse é o preço de ida pra Ollantaytambo, que fica a 2 horas e é a ruína mais distante de Cusco). Sabendo de onde saem as vans, você consegue ter mais de liberdade pra montar o seu roteiro sem gastar muito.
É caro passar o dia nesses lugares?
Depende da sua perspectiva. É possível achar menus (entrada, prato principal, bebida e/ou sobremesa) por 15 soles, o que é caro se comparado a menus de 8 soles encontrados em Cusco, porém ainda assim é um preço acessível. Se a sua ideia é gastar o mínimo possível, a dica é fazer o que eu fazia: levar snacks para enganar o estômago e, quando a fome bater, parar pra comer em um restaurante. Fazendo assim, você gasta uma média de 30 soles por dia (ida e volta de van + uma refeição).
Assim, o boleto turístico vale a pena nos dois casos, pois a entrada individual para cada parque fica muito mais cara: o ticket individual para as ruínas de Ollantaytambo, por exemplo, custa 70 soles (que é o valor do boleto parcial, ou seja, vale a pena mesmo que você só consiga ir em 2 das 4 ruínas). E quanto à compra do boleto, como ele tem validade, você não deve se preocupar em comprar antes de embarcar na sua viagem, você deve comprar quando já está em Cusco. Uma coisa eu posso afirmar: valeu cada centavo desses passeios, pois a energia em cada um desses lugares é uma coisa única! Espero que você tenha uma experiência mágica! :)
Comments