Um pouquinho da culinária cusquenha: dicas de restaurantes
- Gabi Hasselmann
- 22 de mai. de 2018
- 4 min de leitura
Viajar é muito bom por muitos motivos, e um deles com certeza é a possibilidade de conhecer novos sabores, temperos, tradições culinárias e provar coisas que você nunca imaginou, e que te aproximam um pouquinho mais da cultura local. A culinária peruana é uma das mais reconhecidas do mundo, então vocês podem imaginar que tem muita coisa boa pra comer naquele país. Apesar de Lima, a capital do Peru, ter mais opção por ser uma cidade muito maior, em Cusco também é possível encontrar variedade (de preço e de gosto) e qualidade. Aqui vai uma listinha dos restaurantes que eu mais gostei em Cusco:
1) Tiger Milk, comida peruana das boas
Vou começar com um prato muito típico de lá: leite de tigre - é o caldo resultante do ceviche que geralmente é servido em um copo. ‘Tiger Milk’ é um restaurante que fica em um bairro a uns 10 minutos de táxi da praça, e lá você encontra o leite de tigre em 4 níveis de picante, sendo que o menos picante já é muito forte. Em outros restaurantes, você encontra o leite de tigre menos picante e é bem gostoso.
Endereço: Calle Cuba I- 1-2b | A espaldas del BCP Marcavalle, Cusco 08000, Peru;

2) Sueño Azul, pratos israelitas por um preço camarada
Se você gosta de comida israelita, você não pode ir embora de Cusco sem ir nesse restaurante. Ele fica a 1 quadra da Praça de Armas, ao final da ‘Calle Procuradores’, e é delicioso. Eles servem pratos separados, mas o que vale mais a pena é o menu. Você paga 16 soles e tem entrada (sopa, salada ou algo típico, como o húmus), prato principal (que pode ser um prato típico - como falafel, laffas ou labineh, por exemplo) mas também tem pastas, frango a milanesa, e pratos mais comuns), bebida e sobremesa. Tudo é muito bem servido e muuuito gostoso; sempre que eu almoçava lá eu ficava o resto do dia sem comer, hahaha.
Endereço: final da Calle Procuradores, que é uma das ruazinhas estreitas depois de cruzar a praça;
3) Papachos, perfeito pros amantes de hamburger
O Papachos é uma rede de hamburgueria muito gostosa e a dica é: de 16:00 às 20:00, eles tem happy hour de alguns itens do menu e aí vale muito a pena. Sempre íamos para comer os mini hamburgueres, que funciona assim: a porção vem com 3 mini hamburgueres (que não são tão mini assim, pra vocês terem uma ideia, os 3 juntos dão no total de 270 gramas de carne, equivalente a um hamburguer bem grande) e custa 36 soles. No happy hour, você paga 1 e leva 2, assim você paga 36 soles por 6 hamburgueres , que dão pra duas ou até três pessoas pessoas, depende da fome. Vale muitoo!!!
Endereço: Sta Catalina Angosta 115, Cusco 08000, Peru.

4) Crepería & Backpacker La Bo'M
Esse restaurante fica em um hostel localizado na região de San Blás, com a crepería no último andar. Pra quem gosta de crepe, recomendo muito porque, além de gostoso (sério passa a foto pro lado pra entender o que eu to falando), o lugar é a coisa mais fofa e tem uma vibe delícia.
Endereço: Calle Carmen Alto 283, Cusco 08000, Peru.
5) Limbus, um peruano gourmet cheio de charme
Admito que eu não consegui ir nesse restaurante de culinária peruana, porque todos os dias que eu programava para ir eu acabava mudando os planos por algum motivo e então acabei não conhecendo. Porém todos os meus amigos que foram adoraram, disseram que a comida é muito boa e, além disso, tem uma vista incrível da cidade! Os pratos são mais gourmets, mas é perfeito pra quem curte e culinária local.
Endereço: Calle Pasñapakana 84, Cusco 084, Peru.
6) UCHU steakhouse de alta cozinha peruana
Esse restaurante é um steakhouse de alta cozinha peruana. Com pratos um pouco mais caro por ser gourmet, esse spot vale muito a pena para os apreciadores de uma boa carne e pratos diferentes, além de ser uma boa oportunidade de se conectar com a culinária local e os costumes peruanos.
Endereço: Calle Palacio 135, Cusco 08000, Peru.

7) Olas Bravas: frutos do mar frescos e gostosos
Fica a uns 10 minutos de táxi da praça de Cusco e é uma ótima opção pra quem curte frutos do mar. Existem opções de porções individuais ou uma "bandeja" - que traz peixe frito, ceviche e paella de frutos do mar, serve bem 4 pessoas e custa 90 soles. Quando eu fui estava com mais 5 amigos e nós pedidos 1 ceviche, 1 porção de peixe frito e 1 bandeja; e no final ninguém aguentava mais comer. Tudo isso + todas as bebidas deu 30 soles pra cada, ou seja, bem barato para o que é. Vale a pena conhecer!
Endereço: Urb. Mariscal Gamarra 2B,Cusco, Peru.
8) Plaza Cafe
uma delícia de café que tem uma varandinha com vista para a Plaza de Armas. Se você tá passeando pela cidade, esse café é perfeito pra dar aquela paradinha no meio da tarde, tomar um café, comer uma coisa gostosinha - eles servem sanduíches, petiscos, saladas, uma boa variedade de bebidas quentes, além de cerveja e vinho- e apreciar a cidade e seu cotidiano.
Endereço: entrando na praça pela Avenida del Sol, fica logo na primeira esquina à sua esquerda! :)

Apesar de ter muitos restaurantes locais, a cidade acaba tendo até uma boa variedade gastronômica, onde é possível encontrar culinária italiana, mexicana, japonesa e até israelita. Aliás, essa é uma coisa doida de Cusco: fevereiro e março são os meses dos israelitas na cidade, e você encontra eles por todos os lados - inclusive as boates tocam várias (muitasss) músicas israelitas nessa época do ano.
Comments