top of page

Cusco: o que fazer de graça pela cidade

  • Gabi Hasselmann
  • 30 de mai. de 2018
  • 5 min de leitura

Cusco é uma cidade incrível! Quando não to trabalhando sempre aproveito para caminhar de manhã ou de tarde e, a cada dia, vou por um caminho diferente para conhecer novos cantinhos por aqui e contar pra vocês. Assim fiz uma listinha sobre o que fazer em Cusco de graça, uma boa maneira de economizar no seu orçamento e ainda ter um contato direto com a cultura e os moradores locais. Vou começar pelos mais famosos e turísticos (mas que não deixam de valer a pena), e depois alguns menos conhecidos:

1) Plaza de Armas

Acho que é a praça mais bonita que já fui até hoje. Além de ser linda, com as catedrais e vários cafés/restaurantes super fofos em volta, está sempre cheia de turistas (tirando mil fotos hahah) e também de locais, que vão a praça com as crianças e os cachorros mais fofos do mundo pra aproveitar o ar puro e passear. Esse é um lugar que você com certeza não vai embora sem ver, localizada no coração de Cusco, é impossível não passar por ela em algum momento e, se tiver umas horas extras, vale sentar nos banquinhos e se perder nos pensamentos ;)

Plaza de Armas

2) Mercado San Pedro

Eu AMO esse lugar!!! É um autêntico mercadão peruano onde podemos encontrar de tudo: comida, fruta, roupa, jóias, lembrancinhas para dar de presente, pedras (muitas pedras), e tudo mais que você possa imaginar. É bom pra comprar presentinhos, mas sempre negociando o valor. Aliás, essa é uma dica MUITO válida pra quem vem ao Peru – é necessário pechinchar T U D O: táxi, compras e até comida nas tendas de rua; eles sempre abaixam um pouco o preço.

Mercado San Pedro

3) Pedra dos 12 ângulos

Como não é de se estranhar, os incas tinham uma habilidade incrível e única para trabalhar/construir/lidar com pedras. As construções deles são todas incríveis e sempre me pego pensando “meu deus como eles foram capazes de colocar essa pedra aqui há milhares de anos atrás?”. Mas essa pedra em especial chama a atenção de todos: ela possui 12 ângulos e todos encaixam perfeitamente com as outras pedras. Diz-se que essa pedra foi a última a ser colocada na construção e que é a pedra que sustenta a todas as outras. Para chegar é simples: é só seguir pela rua à direita da Catedral de Cusco (Calle Hatum Rumiyoc) e ali está ela.

4) San Blás

É também quase que passagem obrigatória a todos que estão aqui. Estando na praça, se você seguir a rua da pedra dos 12 ângulos, logo depois vai encontrar a Calle San Blás. Essa rua/região é conhecida por ser um centrinho de lojinhas de artesanatos locais. Ali você encontra de tudo: bolsas, roupas, artigos de decoração, joias, arte, lojas místicas e tudo que você pode imaginar. Claro que, por ser mais turístico, nem sempre vale a pena comprar muito ali, pois é mais caro, mas com certeza vale a pena conhecer. Seguindo pela rua você chega na Plaza San Blás, que é pequena e bem simples, mas está sempre cheia e alegre.

5) Cristo Blanco

Se você está no centro de Cusco praticamente consegue ver o Cristo de todos os cantos. Ele fica no alto de uma montanha e é lindo (a noite ele fica iluminado e fica mais bonito ainda). Da Plaza de Armas até o Cristo são aproximadamente 40 minutos de caminhada: primeiro por uma das ruas que sobem, e depois por uma mini trilha. É um dos pontos mais altos da cidade e a vista é liiiinda, você vê Cusco inteiro praticamente! Uma dica muito importante é: se programe pra ir e voltar enquanto está de dia. Por mais que Cusco seja uma cidade muito tranquila, muitos locais me disseram pra tomar cuidado e não ir até lá de noite, e me contaram alguns casos de assalto. Eu sei que a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos de um lugar com uma vista linda é “ah, vou pra ver o pôr do sol”, eu também tinha essa vontade, mas não é muito indicado. Se você está em grupo, aí é mais tranquilo, mas se você está sozinhx ou com apenas mais uma pessoa, eu indico ir pela manhã ou pela tarde para voltar no máximo até umas 17:00/17:30. Vale muito a visita!

Vista do Cristo Blanco

6) Iglesia San Cristóbal

Essa igreja fica na mesma direção do Cristo, porém um pouco mais abaixo. Da Plaza até lá são uns 20 minutos de caminhada, e a vista também é linda! Vale ir num fim de tarde pra ver o pôr do sol e apreciar a paz do lugar!

Iglesia San Cristóbal

8) Templo de la Luna

Esse é um lugar incrível e cheio de paz. É possível ir caminhando (não é tão perto, mas dá pra ir), e assim é o mesmo caminho que fazemos para o Cristo. Chegando no Cristo é só perguntar e os locais vão saber te explicar a direção. Outra opção é caminhar até o Cristo e ali pegar o ônibus ‘Huertos’, que vai te deixar pertinho do templo. Vale ir pra passar um tempo, refletir, aproveitar a paz e a natureza; mas é a mesma história do Cristo: se programe para ir e voltar enquanto está de dia, pois é zero indicado voltar de lá a noite!

9) El mercado Baratillo

Maravilhoso e louco ao mesmo tempo, esse lugar é um mercado popular montado no bairro Santiago apenas aos sábados, a algumas quadras da Plaza de Armas (como vocês podem ver é tudo perto da praça, até porque a cidade é pequena). Os comerciantes são habitantes que vivem perto da cidade ou, algumas vezes, que vem de muito longe, para vender de tudo: roupa, eletrodomésticos, artigos de decoração, cd’s, fones, carregadores... tudo! É importante ter claro que o baratillo é muito mais para os locais do que para os turistas e, sendo assim, não há tanto das lembrancinhas que costumamos encontrar nas lojas mais turísticas (você até encontra, mas não tanto!). São várias ruas e elas ficam divididas por tipo de mercadoria que é vendida: uma para roupas, outra para utensílios domésticos, outros para equipamento diversos, etc; mas na verdade você acaba encontrando um pouco de tudo em cada rua. Uma dica importante: o mercado fica LOTADO, é difícil pra andar, o tempo todo você esbarra em gente e a dica é: não leve pertences de valor nem muito dinheiro e, se levar, tenha atenção redobrada com eles!

10) Mirador de San Blás

estando em San Blás, é só ir subindo cada vez mais e perguntando que vão saber te explicar como chegar, é super tranquilo. Vale a pena ver um fim de tarde, já que é um dos miradores mais legais de Cusco.

Uma última dica é também fazer o tour pela cidade: tem uns que são pagos e mais completos, porém alguns hostels (como o Milhouse) oferecem Free Walking Tour aos sábados, o que é legal porque você acaba aprendendo um pouco mais sobre o lugar. Enfim, Cusco é uma cidade mágica e vale a pena ser explorada. Eu sempre saio caminhando sem rumo, por caminhos diferentes e descubro algo novo que me encanta.

Se você sentiu falta de algum passeio grátis que já fez em Cusco conta pra gente por aqui no @we3pin. Até a próxima! :))

Comments


        Conheça o WE3PIN

Somos três melhores amigas que decidiram deixar os trabalhos e país natal para embarcar em uma viagem que começa no Peru e segue para a Europa. Nessa aventura buscamos formas mais baratas de hospedagem enquanto descobrimos novas culturas e as diferentes experiencias de mulheres viajando sozinhas. 

Já segue a gente?
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 Posts recentes: 
 TAGS: 
Posts relacionados:
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
  • YouTube - Black Circle
bottom of page